24.5.10

Romeu e Julieta (Romeo and Juliet)

A rivalidade odiosa entre famílias, terminada em tragédia entre filhos que se amam,  aparece como tema na antiguidade. Ovídio nas Metamorfoses conta a história de Píramo e Tisbe. Na obra Il Novelino (1476) de Masuccio Salernitano surge a história de Mariotto e Gianozza. No final do séc. XVI aparecem as obras inglesas de William Painter e Arthur Brooke em que William Shakespeare se baseou em 1597.
Participam duas importantes famílias de Verona: Capuletos (Julieta) e Montéquios (Romeu). O franciscano Frei Lourenço, confidente de Romeu, procura a reconciliação e casa secretamente os dois jovens. Impossibilitado de conseguir qualquer alteração de comportamento  fornece a Julieta um frasco de tóxico causador temporário de algidez (provavelmente poção de flores de giesta). Romeu acredita que a sua amada morreu e ingere veneno fornecido por um boticário. Julieta ao acordar mata-se com o punhal de Romeu.


Ford Madox Brown (1881-1893)-'Romeu e Julieta na varanda'-óleo sobre tela-1870  Wilmington-Delaware Art Museum


Francesco Hayez-'the last kiss'-oil on canvas-1823  Tremezzo-Villa Carlotta


Johann Heinrich Füssli-' Romeu am Totenbett der Julia'-öl auf Leinwand-1809  Basel-Privatsammlung


Fredrich Leighton (1830-1896)-'the reconciliation of the Montagues and Capulets over the dead bodies of Romeo and Juliet'-oil on canvas-1854   Decatur (Georgia)-Agnes Scott College


Frank Bernard Dicksee (1853-1928)-'Romeo and Juliet'-oil on canvas-1884   Southampton-City Art Gallery

No comments:

Post a Comment